sábado, 25 de abril de 2009

O que podemos fazer contra os eventos catastróficos

Jaime Oliva

A diferença temporal na movimentação das esferas terrestres inorgânicas acaba tendo um significado importante para a vida humana, para os espaços humanos. Os eventos relacionados aos movimentos da hidrosfera e a da atmosfera são mais freqüentes “no tempo humano”, para os humanos. Os eventos naturais que saem de certa rotina (e a idéia de rotina diz respeito ao tempo humano) e perturbam de forma importante a vida e os espaços humanos são chamados de catástrofes.
As catástrofes mais freqüentes se relacionam à hidrosfera e à atmosfera. As mais raras (na temporalidade humana) se relacionam à litosfera, como os terremotos e as erupções vulcânicas. Talvez isso explique em certa medida porque esses eventos são mais trágicos para os seres humanos. Quem sabe, porque sempre foram muito surpreendentes (considerando como é recente o conhecimento sobre as causas desses eventos).
A idéia de catástrofes surpreendentes pode levar o raciocínio para um aspecto das relações do homem com a natureza: nessa relação, o primeiro transforma muitos aspectos da segunda e a isso podemos denominar controle ativo. Mas, em muitas situações o homem não pode interferir, por exemplo: o que pode o homem fazer quanto aos movimentos que provocam terremotos? Ele pode conhecer (até onde?), prever em alguma medida quais as localidades mais suscetíveis, e então edificar de forma diferenciada, organizar programas de emergência para proteção e fuga etc.
No entanto, não pode interferir diretamente no fenômeno, daí que todas as ações em relação a fenômenos dessa ordem (outro exemplo é a dinâmica dos eventos climáticos, onde parece que só podemos piorar, mas não melhorar) podem ser denominadas de controle passivo. O controle passivo é tanto mais eficiente quanto maior o conhecimento a respeito.

Um comentário:

Anônimo disse...

As pessoas precisam acabar com o desmatamento se não nos morreremos então ta mais que na hora de acabar de : cortar arvores ,e tomar banho 1 ou 2 horas para nao gastar agaua

PRESERVE A NATUREZA ELA FZ PARTE DA NOSSA VIDA!! DE ALICE
MSN OU ORKUT alice10fofa@hotmail.com