segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Deserdados da ordem mundial

Jaime Oliva

O sistema mundial moldado pela força das potências e por seus interesses permite algum equilíbrio e funcionamento nas relações internacionais, mas gera uma profusão de efeitos colaterais nefastos.
Muitos Estados nacionais territoriais recentes, surgidos da descolonização (libertados de uma ordem colonial que os oprimia) se inserem apenas marginalmente nessa nova ordem e, condenados nesse certo isolamento, tendem a se desagregar, a se decompor. Freqüentemente são vitimados por terríveis conflitos regionais e internos, cujo índice de mortandade encontra-se entre os mais graves da história recente da humanidade, como nos exemplos de Ruanda e Serra Leoa, no continente africano. Desde a Segunda Guerra Mundial, 20 milhões de pessoas morreram nesses conflitos regionais e guerras civis.
Outros países ainda procuram se erguer e se reorganizar após terem sido vítimas de guerras devastadoras, que regionalizavam o confronto entre as superpotências na ordem mundial anterior. Esse é o caso do Vietnã, país vitimado por uma longa e destrutiva guerra com os EUA. Guerra, aliás, que serviu para inibir, na época, o desembaraço da ação geopolítica americana em vista da derrota dos Estados Unidos. Esse é o caso também do Afeganistão, invadido pela URSS nos anos 1980. Outro caso a ser notado: a guerra, da mais pavorosas, entre Irã e Iraque, na qual o papel das potências do mundo ocidental (EUA à frente) não pode ser negligenciado, pois armaram e tornaram poderoso Saddam Hussein, o mesmo que recentemente ameaçava a paz mundial, segundo a alegação dos EUA. Outros exemplos podem ser lembrados, e muitos ainda estão sangrando a despeito do equilíbrio “civilizado” que mantém a ordem mundial. Uma ordem mundial que tem vários deserdados.

3 comentários:

Angelo Miranda disse...

Olá, prezado professor Jaime Oliva! É, de fato, um enorme prazer reencontrá-lo por meio de seus artigos escritos quase que diariamente neste blog. São textos que nos levam a reflexão em assuntos que passam na maior parte das vezes, despercebidos por nós, mas são "lembrados" e tratados de forma majestosa pelo olhar crítico do senhor! Parabéns pelos textos e pelo blog.

A respeito dos "Deserdados da ordem mundial", concordo plenamente com a sua visão. Esse terrível saldo de 20 milhões de pessoas mortas devido às guerras civis regionais é resultado, sem dúvida, dessa ordem mundial vigente. A integração econômica global que é facilitada pelo uso das tecnologias advindas, sobretudo da Terceira Revolução Industrial, somente ocorre em regiões cujas superpotências, por meio das suas transnacionais, possuem um mínimo de interesse.

Engano das pessoas ao pensar que o fenômeno da globalização integra, de fato, todo o globo... Esse artigo traz luz a essa questão, ao mostrar que nem todos estão tão integrados assim. Muitos estão as margens desse processo, sofrendo terríveis conseqüências proporcionados pelos interesses das superpotências, feridas abertas que tão cedo não se cicatrizarão.

Um abraço!

Unknown disse...

ae valeuuuuu
abraçossss
nota 10

Mary disse...

Me ajudoou no trabalhoo do colégioo *-* Muito Obrigadoo. Os E.U.A é realmente um mentirosoo "ameaçando a paz mundial" elees é que ameaçam a nossa paz ¬¬